Tuesday, October 17, 2006

Coceira nos Euros: Óbidos, Portugal


A dica é especial para amendokrem, que, nas próximas férias, deve ter como destino a Península Ibérica, mas vale também para aqueles que, em qualquer data, desejem conhecer a terrinha de Cabral. Óbidos é um destino bem conhecido dentro de Portugal: a maior parte das pessoas que se dispõe a conhecer algo além de Porto e Lisboa, as maiores cidades do país, dirigem-se para lá. A pequena cidade, protegida pela muralha de um castelo, faz jus ao número de visitantes. É impossível resistir ao encanto das ruas tortuosas e das casas de portas e janelas coloridas. Estive lá faz já algum tempo, mas ainda me lembro da sensação de caminhar pela cidade numa manhã fresca e ensolarada do final de inverno. Eu e meus amigos havíamos pernoitado numa casa de família. Limpíssima e repleta de fotografias, era algo assim como uma idealizada casa de vovó. A dona, uma viúva de abraço fofo e sorriso aberto, fez questão de nos presentear com um saco de maçãs antes de irmos embora. No auge da baixa temporada, com o espaço vazio de outros turistas, percorrer aquelas ruas era como escapar do tempo, uma saudade de não sei o que tomando conta de mim. Em outros vilarejos antigos, quis experimentar algo que senti lá. Na maior parte das vezes, porém, acabei decepcionada: é como se, apesar da arquitetura preservada de outros tempos, faltasse a elas uma verossimilhança que encontrei em poucas além de Óbidos. Lembro-me de ter pensado, enquanto estava lá e nem suspeitava que iria conhecê-lo, que aquele era exatamente o tipo de lugar onde eu gostaria de passear de mãos dadas com o meu amor.

6 comments:

Deni Meyer said...

Mas vocês tão muito rosmânticos hoje! Que mimoso!
Vou anotar na minha listinha...ohohohoh!

Victor said...

Ai ai ai ai! (dor nos euros)
Ok, depois dessa, vou largar essa história de ser malvadinho só virtualmente. Vamulá! Me dêem uma pá e me apontem a direção do Banco Central mais próximo que eu já começo a cavar, daqui mesmo.

Vivi said...

Ai, malvadim, quanto mais vc resmunga, mais tenho vontade de afofá-lo!

Victor said...

grrrrrrrrr

Vivi said...

Chuac!

amendokrem said...

Eu quero, eu quero, eu vou, eu vou...vou mostrar isso hoje mesmo para o meu amor! Amorota, te devo por esta dica, um beijão minha querida!