Monday, December 18, 2006

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA: Porto Alegre na rota do rotavírus??

Estarrecida com a constatação de que, não apenas esta lingüiça que vos fala, mas também mais uma lingüiça (não revelarei nomes para não ser indiscreta), e a nossa mais nova colaboradora, foram vitimadas por um piriri, nos últimos dias, passei a dedicar algumas horas do meu precioso tempo na internet, numa busca desesperada por respostas.
Eis o que concluí:
Porto Alegre deve estar novamente na rota do rotavírus, um vírus que originalmente atingia mais crianças (bebês) e idosos, mas que ultimamente tem se propagado também entre adultos.
Sintomas??
Bem, piriri, churrio, dor-de-barriga, em casos mais graves (pode manifestar-se por até 8 dias - pobre criatura!!) pode causar febre e desidratação.
O que causa esta naba??
Comida, objetos ou água infectada com vírus proveniente de fezes. Urgh!! Mas o pior é que, segundo eu li na Wikipédia, mesmo em ambientes bem higienizados essa cousa pode se propagar por contato pessoa-pessoa através de secreções respiratórias.
Céus!!! O que fazer???
Muita calma nessa hora! Tome muita água, isotônicos (não cerveja, nem refri, por favor!!) para evitar a desidratação (principalmente em temperaturas senegalescas como estas que estamos enfrentando), coma alimentos leves (e que não sejam eliminados com muita facilidade) e redobre os cuidados com a higiene. Descansar num sofazinho ou na caminha com o ar ou o ventilador ligado, é sempre bom. De resto, é esperar que passa.
Se não passar em seguida, procure seu médico!

4 comments:

Victor said...

Ei, quem foi que deu autorização para fotografarem minha mesa de trabalho???

Vivi said...

Amigos, eu tenho de dizer que também fui uma vítima desse vírus. Olhe, é uma coisa muito triste de se ver. Blergs!

Dona Spirulina said...

Ai, q nojo...

Anonymous said...

é uma tremenda porcaria (em todos os sentidos)!